Prefeitura recebe do MPE doação de livros do Proerd

>

 

Parceria viabiliza apoio do Ministério Público Estadual no projeto de prevenção às drogas nas escolas

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Educação, recebeu do Ministério Público Estadual no município a doação de livros a serem utilizados no programa de prevenção às drogas levada nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME). O ato aconteceu no gabinete do promotor Gabriel da Costa Rodrigues Alves e contou com a presença da secretária de Educação, professora Leny Klais e das professoras e técnicas da Rede de Ensino do município, Cintia Faiel e Renata Icassatti, além do comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã, Tenente-Coronel Carlos Magno da Silva e dos instrutores do Proerd, PM´s Paulina Ribeiro e Cristian Colman.

O prefeito Hélio Peluffo e o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Carlos Magno assinaram no último dia 09, termo de cooperação mutua visando desenvolver o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O ato aconteceu no gabinete do prefeito no Paço Municipal.

O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

O prefeito Hélio Peluffo destacou a importância do desenvolvimento do programa como forma de prevenção às drogas, atuando diretamente no combate ao acesso dos jovens. Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros, ao final do quê, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos.

O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos. O PROERD foi implantado em nosso Estado em Junho de 1997, com cinco Instrutores que foram formados pela PM/SP, sendo que posteriormente, outros cursos foram realizados, onde também recebemos apoio da PM/DF e da Câmara Técnica da PM/SC, sendo, então, implantado o Programa em diversos municípios do Estado, incluindo Ponta Porã.

Em nome do prefeito Hélio Peluffo, a secretária de Educação, Leny Klais agradeceu o apoio do Ministério Público Estadual e principalmente, a atenção dispensada pelo promotor público Gabriel da Costa Rodrigues Alves para fortalecer o desenvolvimento do programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Assessoria

loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here