Prefeitura de Ponta Porã amplia formação continuada a professores

Prefeitura tem investido na qualificação profissional dos servidores municipais em todas as áreas

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Educação, vem ampliando a realização de cursos de capacitação na área educacional. No dia 25 de março, aconteceu no Auditório da Escola Estadual Joaquim Murtinho, a primeira formação continuada para os professores de História e Geografia da Rede Municipal de Educação de Ponta Porã. O evento intitulado “Práticas Docentes e Saberes Fronteiriços” foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e ministrado pela professora Doutora Mirta Torraca Silva.

A ação objetivou discutir melhorias e alternativas para o ensino dos componentes curriculares de História e Geografia. O encontro foi extremamente importante, pois possibilitou a troca de experiências entre docentes e ocorreram debates teóricos e metodológicos acerca das características do aluno e do ensino da fronteira, com intuito de tornar o ensino dessas disciplinas mais significativo aos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã encerrou a primeira etapa da Formação Continuada para os professores da Educação Infantil, atendendo cerca de 200 professores dos CEINFs e das Escolas. As formações aconteceram de 25 a 29 último, nos dois períodos, onde cada professor pode sair da escola em sua hora-atividade para realizar uma Formação em Serviço, atendendo a lei do Plano Municipal de Educação, que na sua Meta 16 garante a todos os profissionais da educação básica a formação continuada em sua área de atuação, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas às criancas.

Os temas trabalhados foram “A incrível arte de sonhar e fazer sonhar: conte uma história”, A importância dos estímulos cognitivos e motores no desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos, Quem conta, reconta… Faz de conta.

As atividades tiveram como colaboradores as Professoras Antonia Kelly G. R. Espindola e Daniela Silvestre, fisioterapeuta Fares Salem (NASF – Secretaria de Saúde). O evento foi organizado pelas técnicas da Educação Infantil Elizabeth Felizari Escobar Peixoto e Jaqueline Jociele Ledur.

Para este mês de abril, acontecerá Formação Continuada em Serviço para os professores de Arte e Movimento da Educação Infantil.

Assessoria

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here