Vereadores alertam para fim do prazo do cadastro eleitoral biométrico em Ponta Porã

 

Os 17 vereadores de Ponta Porã estão engajados no apoio ao trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral que visa efetuar o cadastro biométrico de todos os eleitores do município. Na sessão desta terça-feira, 21 de maio, os parlamentares lembraram que o prazo está terminando e conclamaram a população para colaborar com o trabalho da Justiça Eleitoral.

O presidente da Câmara Municipal, Candinho Gabínio, disse que milhares de pessoas ainda não fizeram o cadastro biométrico e, por isso, correm o risco de perderem o título de eleitor. “É uma situação preocupante, pois muita gente terá dor de cabeça por conta do cancelamento do título. Este documento é fundamental na vida do brasileiro, sempre exigido em muitos procedimentos do nosso dia a dia. Interfere na vida da pessoa física que corre o risco de perder até o CPF”, alertou.

Em Ponta Porã os atendimentos são realizados somente por agendamento, disponível no site do TRE-MS. Após agendar, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral na data e hora marcadas, portando um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, também devem levar o comprovante de quitação militar.

O prazo vai até 30 de maio de 2019. O Cartório Eleitoral de Ponta Porã fica na rua Baltazar Saldanha, 1591. Para mais informações, ligue: 3431-3864 ou 3432-3331.

A biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Lembrando que o cadastramento biométrico é obrigatório, sob pena de cancelamento do título de eleitor.

O Cartório Eleitoral de Ponta Porã atenderá, em regime de plantão, no próximo sábado (25 de maio), das 8h às 18h.

TRIBUNA LIVRE

Durante a sessão o empresário, Anderson Carpes, utilizou a Tribuna Livre para anunciar que Ponta Porã receberá, em junho, um evento chamado On Leader Ship Tour, um treinamento para empresários e líderes de corporações promovido pela empresa norte-americana Franklin Covey.

O empresário disse que o evento será realizado no dia 14 de junho das 8 às 13 horas, no Centro de Eventos do Hotel Pousada do Bosque.

PROJETO

A sessão de terça-feira, 21 de maio, também foi marcada pela apresentação de um projeto de lei de autoria da vereadora Anny Espínola que assegura às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o direito a atendimento por tradutor e intérprete da Língua

Brasileira de Sinais – LIBRAS, nos entes e órgãos públicos municipais. O projeto será encaminhado para apreciação das comissões temáticas da Casa de Leis e, após isso, voltará a Plenário para votação dos vereadores.

Foto: Lécio Aguilera

Assessoria

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here